logo RCN

Padre Pedro defende PL que cria campus da UFFS no Extremo Oeste

A articulação por um campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) no Extremo Oeste ganhou força, nesta quarta-feira (11), com a apresentação do projeto de lei 3.670/2012, na Câmara Federal. A proposta, protocolada pelo deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), autoriza a criação da unidade em São Miguel do Oeste, região onde iniciou o movimento de luta pela UFFS.

 “Garantimos em 2011 uma emenda da deputada federal Luci Choinacki que assegura recursos e agora, com este projeto do deputado Pedro Uczai, estamos dando um passo decisivo no acerto junto ao governo federal”, afirma o deputado Padre Pedro Baldissera (PT), que integra o Movimento Pró-UFFS no Extremo Oeste e participou, em agosto de 2011, da articulação junto ao Ministério da Educação (MEC).

No projeto, o deputado Pedro Uczai argumenta que o surgimento da UFFS ocorreu a partir de um processo histórico de lutas, em que o Extremo Oeste foi fundamental. “Para viabilizar a criação da universidade, as entidades e movimentos daquela região abriram mão pela implantação em Chapecó. Assim, há um compromisso moral e político”, admite Uczai.

Padre Pedro explica que o MEC já tem o entendimento de que é necessária a instalação urgente do campus na região, para dar continuidade à ampliação do acesso ao ensino superior no interior do Estado. “Nós começamos esta luta, em 2003, lá no Extremo Oeste. O quadro social da região, centrado na agricultura familiar e em pequenos centros urbanos, poderia ter avanços significativos a partir de uma universidade com ensino, pesquisa e extensão voltados às comunidades”, defende o parlamentar.

Um processo de conquistas

O Movimento Pró-Universidade Federal agrupa entidades, movimentos sociais e populares dos três estados do Sul. A Mesorregião Grande Fronteira do MERCOSUL compreende o norte do Rio Grande do Sul, o Oeste de Santa Catarina e o Sudoeste do Paraná. Ela está localizada na faixa de fronteira com a Argentina e tem 381 municípios, com área total de 139 mil quilômetros quadrados e população de 3,7 milhões de habitantes. 

A UFFS foi criada pela Lei Federal 12.029, e tem somente um campus em Santa Catarina, no município de Chapecó. No parlamento catarinense, a proposta de autoria do deputado Padre Pedro, que originou o pleito, foi o projeto de lei 297/2003, que dispunha sobre as Diretrizes e Bases da Educação Superior Pública. A proposta acabou vetada em 2007, mas a luta prosseguiu.
Colombo atende reivindicação de Colatto e prorroga Decreto de Averbação da RL Anterior

Colombo atende reivindicação de Colatto e prorroga Decreto de Averbação da RL

Para Luciane, situação da segurança pública em SC só vai melhorar com projetos e políticas bem estru Próximo

Para Luciane, situação da segurança pública em SC só vai melhorar com projetos e políticas bem estru

Deixe um comentário